Tudo que você precisa saber sobre ofurô externo
O ofurô é uma tradição japonesa de muitos séculos. Na tradição, a banheira é feita de madeira de cedro rosa, para deixar o banho mais relaxante para o corpo e para alma.
Aqui no Brasil, chamamos de ofurô, banheira de hidromassagem ou SPA, e na maioria das vezes são feitos de fibra de vidro ou até acrílico, mas o intuito é o mesmo: relaxar.
Mas o famoso SPA tem várias outras vantagens e benefícios, como:
▪ alivia dores nas articulações e músculos
▪ melhora a qualidade do sono
▪ melhora a circulação sanguínea
▪ é terapia para osteoporose
▪ ajuda a reduzir celulite e varizes
▪ reduz os sintomas da TPM
▪ melhora a cólica menstrual
Bom, são muitos os motivos para ter uma banheira de hidromassagem em casa, e quem nunca sonhou com isso né? E por que não colocá-lo na área externa?
É uma opção que tem ganhado cada vez mais espaço, porque deixa a casa mais bonita e cria um ambiente delicioso que pode ser dividido com familiares e amigos.
Passos para instalar um ofurô
A primeira coisa é saber o tamanho da área para escolher o tamanho e formato da hidromassagem. Existem banheiras que cabem diferentes números de pessoas (1, 2, 4, 6…) e de diferentes formas: redondas, quadradas, hexagonais, etc.
É preciso lembrar que vocês vão andar ao redor do SPA e precisam de espaço para entrar nele com conforto e segurança.
Para instalar o ofurô você precisa de:
▪ um ponto elétrico com pelo menos dois cabos de 10 mm e 220 V (se a banheira tiver sistema de aquecimento)
▪ ponto de esgoto com 50 mm para vazão
▪ ponto de entrada de água com bitola ampla para enchimento rápido
É sempre recomendado que a instalação seja feita por um técnico, isso garante o melhor funcionamento do seu aparelho.
E a manutenção?
A manutenção dos ofurôs se resume em: limpeza da banheira, controle da água (se for ficar cheia) e possíveis problemas técnicos.
Os ofurôs de madeira, não devem ficar vazios por muito tempo (o melhor é que nunca fiquem), já os de fibra de vidro, plástico ou acrílico não têm essa restrição. De qualquer maneira, mantenha a banheira sempre tampada se não estiver usando.
Isso vai protegê-la do sol, que mancha e resseca os materiais. E se estiver cheia, vai manter a água limpa por mais tempo.
Manter a banheira cheia por muito tempo exige alguns cuidados a mais, parecidos com os de uma piscina. Você vai precisar usar produtos para evitar a proliferação de bactérias e checar o ph da água para que isso não gere problemas para quem ficar lá dentro.
A limpeza é simples e rápida. Lave quando tirar a água e antes de encher.
✔ Usar produto específico com o lado suave da bucha
✔ Se a banheira ainda estiver suja, esfregar a superfície com vinagre quente.
Se por um acaso a borda estiver muito suja após o uso e você não quiser esvaziar a hidro, vale fazer a limpeza da borda com os produtos específicos que não agridem a pele.
Qual a melhor opção para a área externa?
Tudo depende das suas preferências, visuais e tecnológicas. No geral, as Jacuzzi são as melhores escolhas para ambientes integrados com áreas de lazer.
Além de trazer requinte e charme ao ambiente, as hidromassagens ocupam menos espaço do que uma piscina.
Existem muitos jeitos de decorar e deixar o ambiente perfeito para relaxar ou curtir com os amigos. Os decks de madeira são os mais utilizados, e você pode completar o espaço com pergolados, plantas, mesas e cadeiras.