5 dicas para planejar sua área gourmet

5 dicas para planejar sua área gourmet

A área gourmet tem se tornado o centro das atenções em casas e apartamentos. É o lugar em que a família e os amigos se reúnem para um jantar, café ou confraternização.área gourmet pequena

Independente do espaço ou da linha que pretende seguir, a área gourmet deve ser aconchegante e confortável. Separamos alguns pontos importantes que você não pode se esquecer na hora de construir ou reformar a sua área gourmet.

 

  • Não esqueça que o ambiente será utilizado para comer e para cozinhar, então ele deve ser funcional. Deixe espaço para circulação de pessoas e não se esqueça de colocar os acessórios básicos de cozinha, como: pia, fogão ou cooktop, e principalmente, uma bancada. Se a área for externa à casa, é interessante ter alguns armários e guardar ali mesmo alguns copos, pratos e talheres. mas nada impede que você utilize os mesmos utensílios que os da sua cozinha convencional.

 

  • Todo o projeto da área gourmet vai girar em torno da decoração escolhida, por isso ela deve ser pensada com antecedência e carinho. Você deve respeitar a decoração do restante da casa, utilizando elementos e referências que não destoem, mas é claro que você pode puxar um pouco mais para o rústico ou para o moderno. A decoração do espaço é bem flexível, você pode brincar com texturas, materiais e cores. Use a sua criatividade!

 

 

Confira agora 5 dicas incríveis para ter a área gourmet dos seus sonhos, no espaço que você tiver disponível:

 

1- Área gourmet pequena

 

As áreas gourmet não são específicas de casas grandes, você pode fazer a sua até na varanda do seu apartamento.

 

área gourmet pequena

 

Para os ambiente pequenos e sacadas gourmet, é preciso ter mais cuidado no projeto. Utilize móveis multifuncionais, como as bancadas, que são apoio e mesa, e ainda podem ter armário em baixo. Bancos móveis também são ótimos, porque podem servir de mesinhas.

Além disso, não desperdice quinas e evite itens de decoração delicados, já que é um espaço de muito trânsito de pessoas.

área gourmet apartamento

2- Área gourmet grande

 

Essas normalmente são áreas externas ou uma extensão da parte traseira da casa, e aqui vale a pena dar atenção a alguns detalhes:

 

  • Escolha bem os materiais a serem utilizados. Essas áreas costumam receber muito sol e podem acabar também sendo atingidas pela chuva.

Nesse caso, os pisos e revestimentos utilizados são de extrema importância. Os porcelanatos e as cerâmicas, por exemplo, são uma ótima opção, porque são resistentes às ações climáticas e são muito fáceis de limpar.

  • É interessante também isolar a área de alguma forma. As cortinas de vidro são as mais utilizadas, porque deixam o ambiente moderno e bonito.

Elas tornam o ambiente utilizável durante todas as estações, além de manter  o ambiente mais limpo e proteger os móveis e acabamentos de dentro, sem atrapalhar a iluminação natural.

 

área gourmet grande

área gourmet casa

 

3- Área gourmet rústica

 

A madeira é o material mais utilizado para esse tipo de ambiente, nos acabamentos e nos móveis.

 

Para montar um espaço rústico e funcional, você pode optar por ladrilhos hidráulicos e porcelanatos que imitam madeiras ou pedras.

A alvenaria também não pode ficar de fora. Nas paredes ou na churrasqueira, ela sempre traz rusticidade e aconchego para o ambiente.

 

área gourmet rústica

área gourmet rústica

 

4- Área gourmet moderna

 

Para ter um ambiente moderno, você pode seguir diferentes linhas, mas a principal tendência da decoração moderna é o minimalismo.

 

A mistura de vidro, madeira e aço está em alta. Você também pode brincar com a mistura de cores neutras e uma cor forte predominante.

 

O preto também traz modernidade para o ambiente, e um lugar legal para usá-lo é dentro da churrasqueira. As peças de mármore preto, além de lindas, disfarçam o queimado e a sujeira que os churrascos deixam.

 

área gourmet moderna

área gourmet moderna

 

5- Lazer na área gourmet

 

Passamos pelos básicos e necessários de qualquer área gourmet, mas se você quiser dar um toque especial para a sua, vale a pena investir em alguns acessórios, como:

 

  • Chopeira

Ainda mais diversão e versatilidade para o espaço. Você pode fixá-la no balcão e tornar a sua área gourmet a preferida da turma.

 

  • Home Theater

O som faz com que o espaço seja mais utilizado por todos da casa, deixando a área gourmet um ambiente de encontro e confraternização.

 

  • Forno de pizza

O forno não ocupa muito espaço e pode ser acoplado à churrasqueira. É uma ótima pedida para noites frias e encontros menos “bagunceiros”.

 

  • Ar condicionado

Principalmente para lugares fechados, o ar condicionado é importante para cuidar do conforto térmico de todos no ambiente.

 

área gourmet apartamento

  • Adega

A adega climatizada ajuda a compor o ambiente e já garante que a bebida da noite estará em perfeitas condições.

 

  • Horta

O cultivo pode ser terapêutico, para fins gastronômicos ou apenas porque é visualmente atraente. A horta tem várias utilidades.

 

  • Lustres

Os lustres são um jeito simples de decorar o ambiente, independente da linha que resolveu seguir. Use sua criatividade e pesquise bastante.

 

Voltar

4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego
2 anos atrás

Excelente artigo. Parabéns pelo trabalho.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x