Área externa: qual o melhor piso?

Área externa: qual o melhor piso?

Escolher um piso para a área externa da sua casa não é uma tarefa fácil, mas nós separamos algumas dicas que vão te ajudar muito.

 

O primeiro passo é entender a proposta do ambiente, ou seja, que tipo de ambiente vai ser? Para que vai ser usado? Por quem vai ser usado?

 

Essas perguntas influenciam muito na escolha do piso, por exemplo, se a área será muito usada por crianças ou idosos, é interessante que o piso seja antiderrapante. Se o piso ficará exposto a sol e chuva ele precisa ser impermeável e mais resistente.

 

Ficou claro então que cada piso tem uma função diferente, mas qual piso é ideal para você?

 

Cerâmica

 

As cerâmicas são opções baratas e que oferecem muitas possibilidades de cores e estampas. São materiais resistentes e de fácil limpeza, mas para área externa vale a pena impermeabilizar o piso. Se a cerâmica for porosa, é necessário o uso de produtos hidrorrepelentes e oleofugantes.

piso área externa - cerâmica

Esses produtos protegem a cerâmica da ação do tempo e fazem com que ela dure mais e fique mais bonita por mais tempo.

 

Se você optar por utilizar cerâmica, é recomendável que se escolha peças maiores, porque assim, a área de rejuntamento vai ser menor, ou seja, menos sujeira será absorvida.

 

Porcelanato

 

Os porcelanatos são os mais usados em áreas externas. Isso porque já são impermeabilizados e mais resistentes que a maioria dos materiais. Os melhores para as áreas externas são os de superfície natural, que não foram polidos.

 

É um piso ideal para áreas que sujam muito e estão expostas à gordura, como áreas gourmet ou com churrasqueira, porque não absorvem líquidos, então não mancham, e são muito fáceis de limpar. Com água e detergente neutro o chão já fica limpinho.

 

piso área externa - porcelanato

 

Outro motivo para o porcelanato ser o queridinho dos brasileiros é que eles não absorvem calor, além de que não contraem nem distendem com a mudança de temperatura, diminuindo muito as chances de rachar.

 

Tendência:

 

Os porcelanatos são usados também como revestimento para paredes de áreas externas e molhadas. Como já explicamos, eles são impermeáveis e de limpeza muito fácil.

 

A tendência deixam os cuidados diários mais fáceis e acabam diminuindo os custos de manutenção, já que você não precisará se preocupar com paredes sujas ou infiltradas.

 

Cimentício

 

piso área externa - cimentício

 

Esses são os pisos que menos absorvem calor, evitando que o chão fique quente. Os cimentícios são feitos de concreto e deixam um acabamento bonito, além de serem antiderrapantes.

 

piso área externa - madeira

Madeira

 

Os decks de madeira já foram moda. Eles deixam o ambiente mais rústico e estão presentes em muitas casas. Mas é preciso muito cuidado na escolha da madeira e na manutenção do piso.

 

A madeira deve ser resistente e tratada, e deve receber produtos com stain para protegê-la do sol e da chuva.

 

 

A área externa é uma parte importante de toda casa dos sonhos, e tem que ter a sua cara. É um lugar que normalmente passamos muito tempo. E para usar o espaço da melhor maneira possível ninguém melhor que um arquiteto e decorador.

Voltar

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x