Saiba Como Escolher o Rejunte Certo Para o Seu Projeto

Saiba Como Escolher o Rejunte Certo Para o Seu Projeto

O ditado “grandes mudanças acontecem a partir de pequenos detalhes” é muito verdadeiro quando se trata de escolher o rejunte para a sua reforma. Essa escolha vai harmonizar o seu ambiente e garantir certos efeitos, como a sensação de maior amplitude do espaço, ao usar esse acabamento em uma cor similar à cor do piso. 

Aqui, vamos te contar um pouquinho sobre os tipos e cores de rejunte que existem e o ideal para cada ambiente da casa. Vamos descobrir juntos quais acabamentos são ideais para cada tipo de espaço. 

 

Para que serve o rejunte

O objetivo do rejunte é vedar os pisos e revestimentos, para evitar fissuras, infiltrações e mofo. Ele também é usado para compensar as diferenças de tamanho entre placas de cerâmicas, por exemplo, e torna mais fácil o alinhamento entre elas. 

Esse tipo de acabamento facilita a substituição das peças em caso de manutenção ou reforma. Então, antes de decidir qual rejunte escolher, considere a área a ser construída ou reformada: se é seca ou molhada, interna ou externa. 

 

Tipos de Rejunte

Existem 3 tipos de rejunte: o cimentício, o acrílico e o epóxi. Veja as características de cada um: 

  • Cimentício

É feito de cimento, minerais, pigmentos e aditivos. Pode ser aplicado em todas as áreas da residência. Geralmente, esse tipo de acabamento deixa o ambiente com um visual mais rústico, por ser áspero e rugoso.

Muito indicado para fachadas. Não é recomendado para áreas molhadas, como banheiros e lavanderias. 

  • Acrílico 

É produzido por resina acrílica, cimento, agregados minerais, pigmentos, aditivos e polímeros. Possui baixa permeabilidade e ação bactericida. Tem um acabamento extremamente liso e admite juntas de 1mm a 5mm. 

Esse acabamento é recomendado para rejuntar cerâmicas, mármores, porcelanatos e granitos. Ele é indicado para áreas internas e externas. No entanto, não deve ser utilizado em fachadas, interior de piscina e saunas.  

  • Epóxi

É um bicomponente à base de resina, que apresenta uma grande resistência a bactérias, fungos e manchas. Esse tipo de rejunte oferece um acabamento bastante sofisticado. É indicado para o interior de piscinas, ambientes internos e externos, pisos e paredes. 

 

Rejunte_Branco_Acabamento

Rejunte Branco

 

As cores dos rejuntes

Esse acabamento possui uma variedade de cores que, inclusive, podem influenciar no efeito que você quer dar ao ambiente. Por exemplo, se é de sua preferência um visual mais clean, opte por um rejunte da mesma cor do piso ou do revestimento. Isso vai dar continuidade e harmonia ao local, trazendo a sensação de maior amplitude. 

O rejunte na mesma cor do piso ou revestimento, possibilita, ainda, encobrir algumas falhas de assentamento, como recortes e juntas com tamanhos diferentes. Os tons claros e neutros, como o cinza e o bege, garantem um visual básico, formal e uniforme. 

Quem quiser ousar, pode escolher um rejunte colorido. Já um modo de ressaltar pisos ou revestimentos com cores fortes, desenhos, padronagens e texturas é optar por rejunte na cor branca. 

 

Acabamento_Rejunte_Colorido

Rejunte Colorido

 

O rejunte ideal para cada ambiente da casa

Cada piso e revestimento tem sua particularidade, por isso, é legal utilizar tipos diferentes de rejuntes. Dessa forma, vamos considerar que todos os espaços listados abaixo usam ou porcelanato, ou cerâmica ou pastilha de vidro como acabamento. Tendo isso em vista, veja o rejunte mais adequado para cada ambiente: 

  • Salas e quartos: o rejunte mais adequado é o cimentício. Contudo, se utilizar nesses cômodos pastilhas de inox, metal ou espelhada, opte por um rejunte menos áspero. 

  • Banheiro, lavanderia, cozinha e garagem: o rejunte mais adequado é o acrílico, que possui um acabamento liso e que facilita a limpeza. 

  • Piscina: o rejunte mais adequado é o epóxi, que possui uma facilidade de limpeza bem alta.  

  • Fachada: o rejunte mais adequado é o cimentício. 

 

Pequenos detalhes, Grandes projetos

Além das dicas e informações que trouxemos aqui, vale destacar que é muito importante que o rejunte seja aplicado 72h depois do piso e/ou do revestimento a ser assentado – isso vale, principalmente, para ambientes internos. A não ser que se use argamassa de secagem rápida, nesse caso, não há necessidade de esperar por 3 dias. 

Atente-se, igualmente, à quantidade de água ao fazer a aplicação do rejunte cimentício (no acrílico e no epóxi não vai água). Isso porque, se diluir demais, o acabamento vai ficar mais propício a infiltrações. Porém, se você utilizar pouca água, o produto pode ficar muito duro e dificultar o trabalho. Veja as indicações na embalagem para fazer tudo certinho. 

A Metal Nobre está sempre atenta para oferecer os melhores produtos e o que há de exclusivo no mercado. Visita a nossa loja e fique atento às nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo.  

Instagram @metal_nobre

Facebook – Metal Nobre Acabamentos

Voltar

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x