Sessão Nostalgia: relembre as casas mais icônicas do cinema e da TV

Sessão Nostalgia: relembre as casas mais icônicas do cinema e da TV

E se surpreenda com as curiosidades sobre cada uma que vamos contar!

Do cinema cult de Woody Allen à série da Família Addams, a arquitetura e a decoração dos ambientes cenográficos geram impacto e inspiram muita gente. Afinal, esse é o papel da arte: nos provocar e nos marcar de alguma maneira. 

E, obviamente, não há como separar a arquitetura e o design de interiores do cinema e da televisão. Isso porque são lugares em que o espaço e a ambientação são fundamentais. 

As casas-cenários acabam se tornando, também, protagonistas. É o caso do pequeno apartamento nova-iorquino da série Friends (1994-2004) ou da mansão da poderosa prefeita de Storybrooke, Regina Mills.

Porém, o mais importante é a nostalgia da infância sempre que vemos uma construção parecida com aquela cena da TV. Ou o quentinho no coração pela lembrança de uma tarde gostosa vendo um filminho com alguém especial. 

Vamos à seleção das casas mais icônicas do cinema! 

1. A assombrosa casa da série A Família Addams (1964-1966)

Não poderíamos começar com outro exemplo! Afinal, esse é um dos casos em que a casa enfatiza a característica de cada personagem do desenho, marcando a suas diferenças com o restante dos moradores norte-americanos que, inclusive, se apavoravam com a ideia de ter que entrar na mansão assustadora! 

A Família Addams é bem diferente das outras famílias, pois são terrivelmente darks e obcecados por tudo que é terrorífico. Isso divide os espectadores entre risos e sustos. Afinal, são os góticos mais atrapalhados! A maneira como não se encaixam com o mundo “real” é o que nos leva a rir. 

Mansão de A Família Addams_Cinema e Arquitetura_Metal Nobre

Mansão de A Família Addam

A casa da Família Addams possuía uma decoração bem mórbida, que misturava tons góticos e a art noveau. Uma paleta de tons dessaturados era parte do cenário, bem como o excesso de preto – marca registrada dos Addams, para o desespero das visitas. 

A decoração era composta de animais empalhados, plantas carnívoras, objetos de tortura, entre outros itens tenebrosos. Isso te inspira? 

Família Addams_Cinema e Arquitetura_Metal NobreMortícia e Wednesday Addams

Uma curiosidade pouco difundida sobre o cenário de A Família Addams é que a casa em que se filmava a série tinha um decoração totalmente pink! Que contraste, não é?! Mas, como a série era em preto e branco, isso não influenciava negativamente na cenografia. O ambiente monocromático até ajudava. 

Se você também adora uma decoração gótica e se sentiu inspirado pela Família Addams, dê uma olhadinha aqui nesse porcelanato preto marmorizado da Metal Nobre. O design vai ficar tão bom, que talvez haja uma chance de que a sua casa também seja adotada pelo cinema.

2. A Sculptured House é a casa em que se passa O Dorminhoco (1973)

 

O Dorminhoco_Woody Allen_Cinema e Arquitetura_Metal NobreSculptured House, cenário de O Dorminhoco (1973)

O Dorminhoco foi filmado em 1972, quando Woody Allen ainda não era considerado o gênio que é hoje. Numa decisão acertada, o diretor escolheu como cenário a residência assinada por Charles Deaton. O objetivo do arquiteto era o de representar a vastidão da Terra e a força dos ventos. 

Denominada Sculptured House, a casa foi idealizada nos anos 60. Por isso possui uma vibe futurista que marca essa década. A escolha de W. Allen, obviamente, não foi aleatória. O diretor estava a filmar uma comédia sobre o futuro, satirizando as grandes distopias, como 1984 e Admirável Mundo Novo

Além de seu aspecto futurista, a casa, que se localiza em Denver, no Colorado, chama a atenção também por sua fachada, construída totalmente em vidro. Outra curiosidade legal é que foi tombada pelo governo há pouco tempo, então não pode ser destruída ou modificada. 

3. A mansão de O Grande Gatsby (2013)

Em 2013 o diretor Baz Luhrmann adaptou para o cinema o romance The Great Gatsby, do aclamado autor norte-americano F. Scott Fitzgerald. O enredo do livro e do filme é sobre uma desilusão amorosa. 

A fim de atrair a atenção de Daisy Buchanan, por quem é apaixonado, Jay Gatsby se torna muito rico e oferece as maiores festas em sua mansão. Assim, a opulência da casa do bilionário rouba as cenas. 

Mansão de O Grande Gatsby_Cinema e Arquitetura_Metal NobreMansão de O Grande Gatsby (2013) 

A propriedade em que se passa grande parte do filme fica em Long Island, em Nova York e foi cotada em 85 milhões de dólares. A mansão possui 5 mil m², 18 quartos, 32 banheiros, duas casas para hóspedes e mais regalias que, com certeza, surpreenderiam se viessem à tona. 

Por aí, se percebe a riqueza que o personagem queria ostentar. A casa tem, propositalmente, todo o charme dos anos 20 e da atmosfera do jazz, como era da intenção do diretor. 

4. A mansão de Regina Mills, de Once Upon a Time (2007-2014)

Mansão de Regina Mills_Cinema e Arquitetura_Metal NobreMansão da Prefeita de Storybroke, Regina Mills 

É difícil encontrar alguém que não se encantou com essa releitura dos contos de fadas mais famosos. E quem não se assustou quando Regina Mills, a prefeita de Storybrooke que na verdade era a Rainha Má, trancou Henry, seu filho, no quarto mais alto da mansão? 

Mas se você está perdido, vamos lá. Once Upon a Time (2007) conta a história dos moradores de uma pequena cidade, Storybrooke. A líder é Regina Mills, uma prefeita autoritária e amedrontadora. 

Ao longo da trama, descobrimos que todos os cidadãos da pequena cidade são personagens de contos de fadas que viviam na Floresta Encantada. Todavia, por um encantamento da Rainha Má, estavam há 30 anos presos ali, mas não se lembravam de nada. 

O foco, aqui, está na mansão exuberante de Mills, que não assusta à primeira vista, como a dos Addams, mas tem lá a sua frieza. Observe o hall de entrada da casa da prefeita. E se você se encantar e quiser essa dramaticidade e imponência em sua casa, aposte em painéis, use e abuse de cores imponentes, como o dourado, o preto e o roxo. 

Mansão de Regina Mills_Cinema e Arquitetura_Metal NobreInterior da mansão de Regina Mills

Sobre  Cenário de Storybrooke

O cenário de Storybrooke fica em Steveston, em Richmond – Canadá. A produção da série afirma que quem vai à cidade em que Once Upon a Time foi filmado, reconhece imediatamente o lugar, pois não fizeram muita alteração no cenário original.

Por exemplo, o Granny Dinner’s realmente existe e serve o melhor café da cidade. Já a mansão de Mills é a casa de John H. Macdonald e fica em New Westminster. É uma construção histórica do renascimento colonial. 

Foi o escritório de arquitetura de Vancouver Townley & Matheson que a projetou em 1936. A mansão segue o estilo georgiano, do século XVII, o que pode ser percebido, principalmente, devido ao seu perfil proporcional e simétrico. 

Apesar da aclamada prefeita Mills gostar de exclusividade, o imóvel já tinha sido utilizado como cenário, anos antes, para a comédia romântica Ela é o Cara (2006). A proprietária, no filme, era a personagem Viola. 

5. O Apartamento de Friends (1994-2004)

Apartamento de Friends_Cinema e Arquitetura_Metal NobreFachada do prédio onde fica o apartamento onde alguns personagens de Friends moraram

Tem um coração de pedra quem não se arrepia ao ver imagens da fachada do prédio em que os amigos, Chandler, Joey, Monica, Rachel e Phoebe moraram. Entretanto, a história por trás pode deixar alguns de nós um tanto chateados. Embora, tudo isso só enfatiza a genialidade do audiovisual. 

A verdade é que o apartamento de Monica não ficava nesse prédio. O edifício foi construído em 1900 e possui 22 apartamentos, com 65m², e apenas um quarto. Ou seja, não teria como a personagem ter nenhum flatmate. O prédio não tem, também, a sacada que ambientou várias cenas sensacionais do show. 

Então, onde fica o apartamento famoso em que os amigos se reuniam? Na verdade, em lugar nenhum. As gravações foram realizadas nos estúdios da Warner, em Los Angeles. 

Maquete de Friends_Cinema e Arquitetura_Metal NobreMaquete do cenário de Friends, ilustrando os estúdios da Warner 

Arquitetura e Cinema: modos de pensar o espaço 

Promover reflexões sobre o espaço é uma das coisas que unem a arquitetura e o cinema. Quando essas duas artes se juntam, se abre, também, oportunidades para debates sobre o lugar em que vivemos. 

Como exemplo, podemos citar Aquarius (2016), o longa brasileiro dirigido por Kleber Mendonça, em que a personagem Clara, vivenciada por Sônia Braga, uma jornalista aposentada, luta contra o assédio de uma construtora. O filme reflete sobre a influência do mercado imobiliário sobre as cidades. 

Aquarius_Cinema e Arquitetura_Metal NobreA protagonista de Clara em frente ao Edifício Aquarius

O edifício da imagem, que no filme se chama Aquarius, é, na realidade, o Edifício Oceania, que fica em Recife. Esse é um dos últimos prédios históricos, do século XX, que ainda sobrevivem à cidade, e o foco de discussão da obra. 

Nesse sentido, o diálogo entre arquitetura e cinema promoveu reflexões importantes sobre estética, história, arquitetura e mercado. O filme parte do pressuposto de que os prédios da cidade narram uma história. E concordamos com essa premissa. 

Quando o cinema e a arquitetura fazem memória

A seleção de casas do cinema que fizemos por aqui, só faz sentido, porque faz parte de memórias afetivas e coletivas. Ademais, muitos desses lugares existem de fato e viraram pontos turísticos. Já pensou se você vai à Nova York e não vê mais o prédio em que foram filmados trechos de Friends (2004)? 

Friends (2004) é um seriado que deu certo, porque imprime nas telas o cotidiano: amigos dividindo apartamento e perrengues. Esses jovens viraram adultos, mudaram de casa, mas a história permanece. Isso não é importante? Da mesma forma, derrubar monumentos históricos visando apenas o lucro é um modo de apagamento da memória e da cultura de uma época e de um povo. 

Esperamos que cada vez mais a arquitetura, o urbanismo, o cinema e outras artes possam se colocar como objetos estéticos e de entretenimento, mas, igualmente, pontos de reflexão. E que demonstrem, desse modo, a força e a resistência de Clara, em Aquarius (2016). 

A Metal Nobre Acabamentos está sempre atenta ao que há de mais atual na arquitetura e na arte em geral, para continuar sendo fonte de informação, reflexão e oferecendo as tendências de mercado. 

Acesse o nosso site e venha conhecer os nossos produtos exclusivos, para decorar a sua casa e construir as melhores memórias junto às pessoas que você ama.  

Voltar

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x