Transforme o seu loft em um espaço moderno e sofisticado
Os espaços estão cada vez mais compactos. E construções como lofts, kitnets ou mesmo apartamentos pequenos são preferências de quem ou mora sozinho, de casal ou precisa de um lugar mais econômico para morar.
Essa forma de moradia surgiu nos anos 70, durante o processo de desindustrialização do Soho, bairro de Nova Iorque. As fábricas e galpões desocupados, foram transformadas em moradias ou ateliês. Uma das principais características dos lofts é a falta de divisões entre os cômodos.
Na atualidade, então, esse formato de residência foi apropriado pelo mercado imobiliário, que já constrói os novos apartamentos urbanos nessa configuração. Com isso em mente, reunimos algumas dicas para quem pretende construir ou reformar um loft, otimizando o espaço sem perder a beleza, a modernidade e a sofisticação.
O que faz um “loft” ser um “loft”
Atualmente, claro, quando falamos de “loft” não se trata mais de balcão ou ambientes industriais abandonados. Hoje, essa forma de moradia é sinônimo de um apartamento urbano com as seguintes características:
- amplo;
- sem divisões;
- em andares altos;
- em que predomina o estilo industrial, mas, em alguns casos, há a mistura com outros estilos;
- com estruturas tubulações hidráulicas aparentes;
- com paredes de cimento ou tijolinhos à mostra – ou outro revestimento rústico.
O loft da imagem abaixo, por exemplo, mistura a arquitetura dos softs “originais” – os novaiorquinos – com o estilo escandinavo. Veja:
Qual a diferença entre loft e kitnet?
A pergunta de milhões! A principal diferença entre essas moradias é o tamanho, embora isso não seja regra, já que a arquitetura contemporânea tende a ser cada vez mais compacta. Todavia, o loft tende a ser maior que a kitnet.
As similaridades loft e kitnet se dão na parte da integração dos espaços e na falta de divisões dos cômodos. Além disso, por terem um padrão mais elevado, os lofts possuem um apelo estético forte. As kitnets, por outro lado, têm a praticidade e a funcionalidade como características principais.
Como otimizar o espaço de um loft
Essa forma de moradia é, na maioria das vezes, pensada para abrigar uma ou duas pessoas apenas. Por isso, por conta das faltas de divisória é preciso pensar em modos de privacidade. Além disso, por serem ambientes compactos, os móveis possuem um papel importante na delimitação do espaço.
Confira, assim, algumas dicas como trabalhar a planta de um loft:
1. Tenha em mente o estilo que busca para o loft
Cada estilo, claro, possui suas particularidades. Por isso, a primeira coisa a decidir é se será um projeto rústico, vintage, moderno, industrial, ou outros.
2. Siga truques que dão a sensação de amplitude ao espaço
Utilizar tons neutros tanto para os móveis, quanto para os acabamentos, pode dar a sensação de que o ambiente é maior. Da mesma forma, usar um rejunte em que as juntas sejam pequenas, de 1mm, por exemplo, e que seja da mesma cor do piso e do revestimento, passa a sensação de que o espaço é mais amplo.
Pisos, como o vinílico, que não possui uma separação, também deixam o espaço maior. Combinar o piso com o revestimento, para dar uma continuidade é, igualmente, uma boa ideia.
3. Aposte em móveis funcionais e crie divisões com eles
Faça a escolha dos móveis sempre levando em consideração o tamanho do espaço. Assim, o ideal é que todos eles tenham mais de uma função – como um sofá-cama, uma cama-baú, espelho no armário, mesa ou balcão podem se desmontar ou fechar, etc.
Do mesmo modo, utilize estantes, racks e outros para criar divisões. Tenha cuidado para não comprar móveis grandes demais ou dispô-los de forma que dê a impressão de um ambiente “entulhado”. Móveis planejados são a melhor opção para moradias como os lofts.
4. Use a iluminação para dar a sensação de espaço maior
No momento da construção ou da reforma do loft, já esteja atento à entrada de luz ao ambiente. Utilize luminárias para ajudar a dar mais claridade. Quanto mais bem iluminado o lugar, mais a sensação de que é maior.
Nesse caso, dê atenção especial às cortinas, também. Para essa forma de moradia, o legal é que você aposte em um varão duplo. Assim, você vai ter uma cortina fina para controlar a entrada de luz, de dia, e uma blackout, para quando for dormir.
5. Estilo minimalista para um espaço mínimo
Espaços pequenos tendem a parecer “cheios” se houver muitos objetos sobre as superfícies. Por isso, opte por um estilo minimalista e tenha armários para guardar os seus pertences. Dessa forma, sem muitos objetos aparentes, seu espacinho vai parecer estar sempre organizado.
6. Construa um loft com Mezanino
E sinta-se no Soho, em Nova Iorque! Brincadeiras à parte, principalmente se for morar com alguém e precisar de privacidade, construa ou escolha um loft com mezanino para utilizar como quarto. Também, se o lugar escolhido tiver um pé direito alto, você pode usar para essa função.
Pouco espaço, muita criatividade
No final das contas, o que vai contar mesmo na transformação do loft é a criatividade para otimizar ao máximo o ambiente. Na foto acima, por exemplo, o mezanino é utilizado como quarto e, uma estante planejada serve como divisórias – atrás dela vemos uma bicicleta escondida e podemos supor que é a “garagem” e, por que não, o “quartinho da bagunça”.
A rede, amarrada à janela e ao corrimão do mezanino, substitui o sofá, com muito charme e ocupando pouco espaço. Do mesmo modo, o piso amadeirado, claro e sem separação (rejunte), junto à parede de cor clara, ajuda a dar a sensação de amplitude ao ambiente, tal como em nossas dicas.
A Metal Nobre está sempre acompanhando as evoluções dos imóveis para oferecer, sempre, as tendências do mercado. Venha visitar a nossa loja e conhecer os nossos produtos exclusivos. E nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.
Muito legal! A criatividade é tudo na hora de decorar espaços pequenos