Tem casa para a Geração “Z”?
Como canta o nosso querido artista nordestino, Siba, “Cada vez que dou um passo / O mundo sai do lugar”. E é isso. Sempre que piscamos, uma novidade surge, nos tirando da nossa zona de conforto e nos fazendo repensar nossa maneira de ser e sentir a realidade. Por isso, trazemos a provocação: tem casa, na atualidade, para a Geração Z?
É preciso estar sempre atentos não só às novas tendências, mas também às novas gerações. Afinal de contas, serão elas os nossos futuros clientes. São essas pessoas que ditam e ditarão, por um tempo, o que o mercado deve lhes oferecer.
Nascidos entre 1997 e 2010, a bola da vez está com a Geração “Z”. Essa é a galera que está ingressando na faculdade e no mercado de trabalho. Assim, arquitetos e designers de interiores, fiquem atentos! A juventude é o seu cliente em potencial. É preciso que você se adeque aos novos tempos e inove.
A arquitetura e o design devem se reinventar para atender às demandas da nova geração
A arquitetura e o design, tal como a moda e a arte em geral, traduzem o espírito de sua época. É por isso que estão em constante mudança. Na atualidade, por exemplo, a demanda da Geração “Z” é de conforto, adaptabilidade, privacidade e acessibilidade financeira.
A geração “Z” é tão filha de uma crise financeira, quanto da tecnologia. Outro item dos contexto dos zoomers é o ingresso de forma remota na faculdade e no mercado de trabalho, devido à pandemia da Covid-19. Dessa forma, aprenderam a ter em sua casa o seu refúgio.
O que a Geração “Z” espera da arquitetura e do design?
A fim de facilitar um pouquinho para os arquitetos e designers, vamos pontuar algumas das principais características dessa nova geração. Só é possível criar para esse grupo de pessoas, se conseguirmos, minimamente, entendê-las. Então, mente aberta e vamos lá!
Ambiente Multifuncional
1. Vida acelerada pede boa localização
Os millennials abriram as portas das novas tecnologias da informação para a geração posterior, que tiveram acesso a elas desde a infância. Isso fez com que se tornassem adolescentes e jovens adultos hiperconectados.
Dessa forma, o acesso constante às várias telas e redes sociais, faz com que a Geração “Z” lide com o boom diário de informações de forma dinâmica. Além disso, os “GenZ” possui uma facilidade com as multitarefas. Assim, estão constantemente com a vida acelerada, trabalhando em vários projetos ao mesmo tempo.
Por isso, a fim de economizar tempo, querem morar em áreas muito bem localizadas, perto do trabalho, da faculdade e, se possível, de mercados, farmácias e o que mais facilitarem as suas vidas. Essa é uma dica, também, para o mercado imobiliário.
2. Apartamentos menores
Sabe aquele sonho da casa grande com quintal para os futuros filhos brincarem? Não é compartilhado pelos jovens da Geração “Z”, que tem preferência por apartamentos menores. Isso porque a vida acelerada diminui o tempo para as tarefas domésticas.
Além disso, preferem gastar o seu dinheiro com experiências que não envolvem, necessariamente, bens materiais e sim viagens, festivais de música e o que mais gerar lembranças e contar uma história. Dessa forma, a casa ideal para a “Gen Z” deve possuir as seguintes características:
-
Espaço funcional e multiuso.
Porque, com o home office, a casa é, também, o trabalho, o ambiente de estudo e o lugar para receber os amigos.
-
Liberdade e conforto.
Liberdade para receber quem quiser, ao mesmo tempo, conforto, para que sintam que sua casa é o seu refúgio.
3. Economia.
Sigam as dicas abaixo para reduzir o custo das obras:
- Mantenha ambientes integrados, como sala e cozinha.
- Evite paredes e economize material.
- Não deixe os quartos virados para o sol da tarde, a fim de evitar o uso de ar-condicionado e aumentar o custo de energia elétrica.
- Mantenham as áreas molhadas, como banheiro, cozinha e área de serviço, próximos.
Apartamento com sala e cozinha conjugadas.
4. Dispositivos móveis como facilitadores e muitas, muitas, muitas tomadas.
“Alexa, acender luz!”
É isso o que a Geração “Z” quer: uma casa inteligente. Os jovens, ocupados com várias tarefas e projetos de uma vez só, buscam otimizar o seu tempo. Então, dispositivos móveis facilitam muito a vida deles. Projete um ambiente acessível às novas tecnologias.
E, muito importante: apesar do “wireless” estar dominando, ofereça tomadas em lugares estratégicos e acessíveis. Afinal de contas, mesmo o sem fio, precisa ter a bateria recarregada.
5. Tudo deve ser Instagramável
Falamos bastante sobre o “funcional” e o “econômico”, mas não podemos esquecer que a geração em destaque é muito visual e preza pela estética – que é, também, uma forma desse público reafirmar a sua personalidade. Então, tudo deve ser projetado para ser instagramável e possibilitar boas experiências visuais.
Aos designers de interiores: se querem agradar a Geração “Z”, apostem em móveis e acessórios com estética diferenciada e cores trends. Esse público é minimalista, porém minucioso com a decoração. Até porque gostam de receber os amigos em casa, assim, tudo deve seguir o mesmo padrão: da lixeira do banheiro à paleta de cores dos quadros na parede.
Luminária em imagem 3D da UAU
6. Alugar em vez de comprar
A pandemia da Covid-19 mudou a perspectiva mundial quanto ao consumismo exagerado e os modos de experienciar a vida. Além de ter contribuído para uma crise financeira em diversos setores da sociedade, incluindo o imobiliário. Assim, a perspectiva de compra de imóveis, para a maioria, não será atingível por um bom tempo, segundo especialistas.
Dessa forma, o desapego aos luxos e bens materiais é uma característica da geração atual de jovens e adolescentes. Assim, preferem alugar a ter que se prender a um lugar apenas. Eles querem viajar, morar fora e ter experiências de vida. Assim, entender esse público é importante para a construção de ambientes hypados e que se encaixa na personalidade desses novos jovens adultos.
Ambientes conjugados
7. Áreas verdes: uma demanda inegociável
A “Gen Z” é preocupada com os direitos humanos e a sustentabilidade. E isso é desafio para os arquitetos e designers de interiores que são desafiados a criarem pequenos apartamentos sustentáveis, dos materiais de construção aos móveis. Espaços para hortas e plantas na decoração são, também, bem vistos pela Geração “Z”.
Influenciados tanto pela conscientização sustentável, quanto pelo fácil acesso a tutoriais, principalmente no Youtube, essa geração tem uma cultura maker e handmade. Por isso, vale aos decoradores pensarem em peças personalizadas, impressas em 3D, fresas, dentre outros dispositivos.
Plantas para apartamentos pequenos
Seja você o arquiteto e o designer dos Gens “Z”
Está pronto para projetar o apartamento ideal para a nova geração de jovens?
Aqui demos as principais características do que é importante para a “Gens Z”. Agora está fácil para projetar o apartamento ideal para os novos jovens adultos. Use a sua criatividade para inovar e levar personalidade a esse público que preza por conforto, beleza e economia.
A Metal Nobre Acabamentos está ligada nas tendências e pode oferecer produtos exclusivos e ideais para você montar o ambiente dos sonhos dos zoomers. Agende a sua visita no site e venha nos conhecer.