Wellbeing: conexão e bem-estar no design de interiores

Wellbeing: conexão e bem-estar no design de interiores

Com o início de um novo ano, pesquisas e estudos sobre comportamentos e tendências tornam-se o ponto focal. Afinal, todos querem saber o que está no radar, o que vai estar em alta na arquitetura e no design de interiores, cores, texturas, acabamentos e tudo mais.

Pensando nas novidades para 2022, a Portobello realizou um estudo para identificar os novos conceitos que vão estar na boca do povo quando falamos de construção e reforma. Trouxemos, então, uma macrotendência identificada nesse estudo: a Wellbeing.

Aqui vamos te explicar tudo sobre como essa tendência vem impactando a adaptação e a construção dos ambientes em casa com ajuda do design de interiores. 

A mudança de comportamento e a busca pelo bem-estar 

Passamos por diversas transformações nos últimos dois anos. A nossa casa deixou de ser um local frequentado apenas ao final de um longo dia ou nos fins de semana, e passou a ser o ponto principal não só de vivência, como também de trabalho. 

Com as pessoas passando mais tempo em casa, surgiu a necessidade de melhorias em alguns pontos do lar. O objetivo? Deixar o ambiente, que se tornou casa e trabalho, mais confortável e aconchegante a partir do design de interiores.

Nesse novo estilo de vida, as conexões também foram priorizadas. Assim como tempo de qualidade com a família, aproximação com a natureza e animais de estimação ganharam força. Na prática, as reconfigurações espaciais foram ficando cada vez mais presentes.

Novas prioridades, novos conceitos, novos hábitos, e assim nasceu a macrotendência do Wellbeing, onde o bem-estar (tradução literal da palavra) e a tranquilidade são o foco, explorando a versatilidade e a praticidade dos ambientes com o design de interiores.  

Busca pelo bem-estar com ajuda do design de interiores

Os pilares do Wellbeing e os impactos no design de interiores

O Wellbeing é uma macrotendência, ou seja, tende a ter uma duração maior que uma tendência. Quando falamos a curto prazo, a Portobello identificou nela 3 desdobramentos que vão ajudar a compreender como aplicar bem-estar e conexão no design de interiores.

Então, as 3 tendências que partem do Wellbeing e estarão em alta em 2022 são:

  1. Ways of Being, ou “jeitos de ser”, que é sobre fluidez e flexibilidade no estilo de vida, trabalhando ambientes mais dinâmicos.
  2. Flourishing, ou “florescer”, que tem como prioridade o conforto e a calma, onde os ambientes são mais minimalistas e aconchegantes.
  3. Hopefulness, ou “esperança”, com foco na positividade e simplicidade, partindo de ambientes que sejam realmente prazerosos de estar.

Aplicando a macrotendência no design de interiores

Bom, que muitas mudanças ocorreram você já entendeu, mas como aplicar isso na prática? Separamos aqui algumas dicas e exemplos de como usar o Wellbeing no seu projeto.

1. Elementos naturais e o bem-estar

Elementos naturais e o bem-estar no design de interiores

Revestimentos e pisos inspirados em elementos da natureza ganharam força e estão marcando presença em diferentes tipos de ambientes, internos ou externos. Os elementos naturais conseguem deixar o local mais harmônico, além de trazerem uma sensação mais leve e aconchegante.

Uma opção que funciona super bem nesse caso, são os porcelanatos que imitam pedras naturais e madeira. Eles se tornaram queridinhos devido à sofisticação e durabilidade. O uso de plantas no design de interiores também é uma opção que otimiza o bem-estar.

2. Texturas e a conexão

Texturas e a conexão no design de interiores

Texturas diferentes sempre aguçam a curiosidade e incentivam o toque. Um ponto positivo de usar texturas como elemento no design de interiores é que as elevações ajudam a trazer um visual super clean sem a necessidade de usar muitos objetos no ambiente.

Os revestimentos texturizados são uma ótima opção aqui. Você ainda pode esbanjar de uma combinação com acabamentos e móveis de madeira, que vão oferecer todo o aconchego da natureza e ainda trabalhar a experiência sensorial.

3. Cores claras, neutras e pastéis, e a leveza

Cores claras no design de interiores

Vamos te contar um segredo, cores clarinhas deixam o ambiente mais amplo, mas não é só isso. Essas cores também facilitam as combinações e ainda deixam tudo mais leve e tranquilo. Alinhe, então, o design de interiores com um local organizado para conseguir o melhor resultado.

As cores neutras já são perfeitas para trazer sofisticação e aconchego, também ajudando na hora de combinar diferentes texturas e acabamentos. Já as cores pastéis chegam para trazer a calmaria em seus belos tons naturais.

Não pense que isso só pode ser trabalhado com tinta, viu? Você encontra hoje no mercado diversas opções de revestimentos que vão proporcionar elegância e bem-estar ao seu projeto como um todo. 

Quer encontrar as opções ideais de acabamentos e revestimentos para design de interiores? Acesse nosso site ou visite nossa loja: https://metalnobreacabamentos.com.br/ 

 

Voltar

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x